Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Ver. Raquel apresenta indicações para Posto de saúde familiar na Malhadinha e melhorias do abastecimento de água no Boqueirão

por PORTAL CÂMARA SÃO JOSÉ DO DIVINO — publicado 04/03/2021 17h05, última modificação 04/03/2021 17h04 @PERMITIDA REPRODUÇÃO, CITADOS AUTOR E LINK DA FONTE

Ver. Raquel Sousa

Em sessão realizada na primeira terça de março, a vereadora Raquel Sousa apresentou em Plenário duas indicações a serem encaminhadas ao prefeito Assis Carvalho.

Indicação 005/2021

A indicação 005/2021 tem como referência de atuação a localidade Malhadinha, onde a vereadora solicita ao prefeito a adequação da estrutura da unidade escolar Francisco Vieira de Sousa, para funcionamento de um Posto de Saúde Familiar.

Conforme destacou a vereadora a comunidade da Malhadinha tem necessidade de uma assistência social e médica maior e mais próxima dos seus moradores, pois quando a saúde básica se desloca para a comunidade não tem local específico para atendimento dos moradores que ali residem.

A adequação da estrutura da escola Francisco Vieira de Sousa, que se encontra desativada, para funcionamento de um posto de Saúde Familiar, serviria como ponto de referência, trazendo maior mobilidade no atendimento da comunidade da Malhadinha e outras que se deslocam para receber assistência básica, por ocasião de deslocamento da equipe de saúde básica do Município.

Diante disso, propomos aqui ao Executivo que tome providências, pois toda a estrutura [...] já se encontra disponível no local [...] Tal adequação, em nosso entendimento, não traria tanto ônus ao Município, sendo, por outro lado, um ponto estratégico para atendimento das famílias da localidade, hoje aproximadamente, 35 (trinta de cinco) famílias.

A vereadora destacou ainda, que a adequação de escolas para funcionamento de postos de saúde para atendimento da população local, já tem ocorrido em localidades como Gado Apartado e Barrocão.

Escola Francisco Vieira.jpeg

Unidade escolar da Malhadinha

A vereadora pediu ainda que o prefeito Assis Carvalho reconheça a contribuição do Sr. Francisco Vieira de Sousa (in memoriam) que foi o doador do terreno para construção da extinta unidade escolar da Malhadinha, utilizando assim o nome do mesmo para nomeação da posto de saúde familiar ora solicitado.

Indicação 006/2021

Por meio da indicação 006/2021 a vereadora sugere ao prefeito Assis Carvalho, a elevação da estrutura que suporta a caixa d’água da localidade Boqueirão, assim como a aquisição de uma caixa d’água de 10 (dez) mil litros para a referida localidade, no município de São José do Divino.

Segundo a vereadora a comunidade do Boqueirão conta atualmente com aproximadamente 50 pessoas distribuídas em 18 famílias. Assim torna-se necessário a elevação da estrutura que suporta a caixa para que a água chegue a todas as residências, assim como a aquisição de uma caixa com maior volume de água, a fim de prover o abastecimento necessário para todas as famílias da localidade.

É dignificante fazer melhorias para a estrutura que lá se encontra, levando ao povo daquela comunidade, abastecimento de água digno, pois hoje a situação que se encontra lá, não é das melhores, pois quando um tem água nas residências, os demais não tem. [...] Quem gostaria de ficar desabastecido de água com suas casas? Isso gera grandes transtornos.

Chafariz bairro Triunfo.jpeg

Chafariz da localidade Boqueirão

Ver. Raquel solicita Posto de saúde na Malhadinha e melhorias no abastecimento de água no Boqueirão