Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Ver. Betânia solicita coleta de lixo urbano para o Mocambinho

Ver. Betânia solicita coleta de lixo urbano para o Mocambinho

por isaac — publicado 04/04/2018 10h45, última modificação 04/04/2018 10h47
Ver. Betânia solicita coleta de lixo urbano para o Mocambinho

Ver. Betânia - Sessão 20/03/2018

Em expediente da sessão ordinária de 20 de Março, a vereadora Betânia - PMDB, apresentou a Indicação 07/2018, que solicita ao prefeito Antônio Felícia a implantação do serviço de coleta de lixo urbano para localidade Mocambinho, haja vista que o lixo da referida comunidade ou é queimado ou jogado a céu aberto trazendo perigo a saúde pública.

Para a vereadora, na localidade Mocambinho a forma mais comum de encontrar o lixo é a sólida, entretanto, algumas pessoas por não ter lugar adequado para depositá-lo terminam queimando-o e assim transformado em lixo gasoso, forma pior que a sólida, devido a emissão de CO2 (gás carbônico) para atmosfera.

Existe hoje na comunidade Mocambinho 198 famílias com um total de 693 habitantes. Nessa mesma localidade também existe uma escola com 162 alunos funcionado nos turnos de manhã tarde e noite. Com esses números justifica-se a implantação da coleta de lixo para evitar problemas de saúde pública, destacou a vereadora.

A vereadora expôs ainda uma possível metodologia de implantação, a ser desenvolvida pela secretaria de meio ambiente do município:

1) Reunir a comunidade e na escola realizar palestras de Educação ambiental;

2) Distribuir 20 baldes com capacidade de 200 litros cada um em pontos estratégicos da localidade;

3) Colocar um funcionário com um veículo para transportar o lixo até o mini aterro sanitário;

4) Adquirir um terreno de 1 hectare, cercar, para poder implantar o aterro sanitário. (dividir o terreno em oito células de 20m x 50m com profundidade de 1,5 m). É importante marca o terreno e só cavar uma célula após a anterior está cheia. Compacta toda semana com o trator a célula usada para prolongar sua vida útil.

Saiba mais: Indicação 07/2018

Matéria: Isaac Castro