Você está aqui: Página Inicial / A Câmara / Notícias / Ver. Betânia solicita transporte para pacientes portadores de doenças não tratáveis no município

por isaac — publicado 07/03/2018 13h04, última modificação 07/03/2018 13h04

Ver. Betânia - Sessão 19/03/2018

Por meio da indicação 03/2018, de autoria da vereadora Betânia Freire e co-autoria do ver. João Gracia, foi solicitado ao prefeito Antônio Felícia, o transporte para tratamento fora de domicilio aos pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de São José do Divino.

Segundo os proponentes da matéria, o Tratamento Fora de Domicílio – TFD, instituído pela Portaria nº. 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) é um instrumento legal que visa garantir, através do SUS, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimento e destina-se a permitir o fluxo dos pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva.

Os autores abordaram ainda que a gestão municipal vem fazendo o transporte periódico de pacientes com hemodiálise para tratamento em outros municípios, o que se pede ao Executivo, é que se estenda o transporte para pacientes portadores de outras doenças não tratáveis em nosso Município, a exemplo do Câncer.

Acompanhe: Indicação 03/2018

Matéria: Isaac Castro